quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MOTOCICLISTAS FAMOSOS

Falando em celebridades, vamos hoje falar de algumas delas que também eram motociclistas.
Vamos começar por T.E. Lawrence.
Mais conhecido como Lawrence da Arábia, pelas façanhas no deserto, durante a 1ª Guerra Mundial.
Ídolo dos árabes, Lawrence enfrentou perseguições ao longo de toda a sua carreira militar, mas acabou escrevendo seu nome ao lado dos grandes personagens da história moderna.
Ele foi também um ardente motociclista, possuindo sete motos da marca Brough Superior, conhecida na época como a "Rolls Royce das motocicletas".
Esse apelido inclusive gerou um processo da famosa marca de automóveis ingleses.
Depois de algum tempo, a Rolls acabou desistindo do processo ao confirmar as qualidades das motocicletas Brough.
Foi no lombo de uma Brough Superior que Lawrence da Arábia morreu, enquanto dava uma volta pelos arredores de sua mansão perto de Londres.
Os jornais da época fizeram uma tremenda propaganda contra o motociclismo.
Imaginem, um herói de guerra, que sobreviveu aos horrores dos bárbaros árabes morrer dessa forma.
Uma semana depois de sua morte, foi entregue na casa de Lawrence a sua última aquisição em vida, mais uma Brough, a oitava de sua coleção particular.

Outro motociclista inglês famoso foi George Orwell.

George Orwell era o pseudônimo de Eric Blair, escritor de vários livros de sucesso, dentre os quais se destaca o sombrio 1984, cuja não menos famosa e sinistra figura do "Grande Irmão", tornou-se o principal estereótipo dos ditadores dos governos totalitários em geral.
Orwell costumava perambular pela Europa numa austera Royal Enfield 350, em busca de material para seus romances.

Mais um inglês.

Douglas Bader, ás durante a 2ª Guerra Mundial. Também era chegado nas duas rodas.
Quando se alistou na Força Aérea, ele já era motociclista. Na sua biografia "Reach for the Sky" (Alcançando o Céu) ele conta que quando voltava de um bar para o quartel com mais 3 amigos todos em cima de uma única moto, Bader foi parado e preso pela polícia.
Bader sofreu um grave acidente com avião um Bristol Bulldog onde perdeu ambas as pernas antes da guerra começar.
Mesmo assim, Douglas Bader, foi convocado pela Força Aérea Britânica para combater nos céus da Europa.
Bader foi abatido em combate e capturado pelos alemães. Na ocasião ele perdeu uma das suas pernas mecânicas no acidente, pois ficou preso no cockpit.
Cerca de 1 mês depois, durante uma missão de bombardeio, seus amigos pilotos sobrevoaram o campo de concentração e jogaram uma perna sobressalente para ele.
 Mesmo sem possibilidades de andar com rapidez, "Pernalonga Bader", como era conhecido, tentou fugir por 3 vezes até que foi transferido para o temível Stalag 13, onde ficou encarcerado até o final da guerra.

Acreditem ou não, o Príncipe William, o queridinho das adolescentes inglesas surpreendeu ao escolher uma motocicleta como presente principal nos seu badalado aniversário de dezoito anos.
A Rainha Elizabeth pirou o cabeção. Ameaçou cortar a mesada, regateou, ofereceu Land Rovers e Rolls Royces.
De nada adiantou, o netinho acabou vencendo e faturando uma moto nacional espetacular, a Triumph Speed Triple 750, igual a que Tom Cruise usou no filme Missão Impossível 2.
No dia 21 de abril de 2000, o rapaz foi aprovado com louvor no rigoroso exame para obter habilitação na Inglaterra. Dizem que William não podia parar em lugar nenhum durante seus passeios, por risco de sequestro. Mas, na garupa da Triumph, foi avistada uma moça misteriosa. Suspeita-se que teria sido Britney Spears.
Falando em músicos temos Bob Dylan.
O super álbum dos anos 60, Nashville Skyline, gravado junto com o cantor de folk Johnny Cash, representou uma guinada na vida pessoal de Dylan depois de um acidente de moto perto de Woodstock, no estado americano de Nova York. O acidente aconteceu em 29 de julho de 1966 e Bob pilotava uma Triumph Boneville 650, máquina que aparecia estampada na camiseta que ele usou na foto da capa de seu disco Highway 61.

Já Ian Anderson, o aloprado flautista e vocalista do grupo Jethro Tull é um fanático declarado das motocicletas. Sua modalidade preferida é o trial, praticado nas belas paisagens escocesas, com seus amigos de rock`n roll. Anderson diz que gosta de subir no alto de uma colina para compor , segundo ele, as motos são uma excelente fonte de inspiração.
Não podemos deixar de fala de Steve McQueen
Grande ator norte americano, estrelou inúmero filmes de ação e aventura que marcaram época no cinema, como Bullit, Fugindo do Inferno, 24 Horas de Le Mans, Papillon e muitos outros.
Steve era um excelente motociclista, competiu pelos EUA no ISDE, a Copa do Mundo do Enduro, pilotando uma Triumph 650cc no início dos anos sessenta.
Steve Mc Queen possuía uma grande coleção de motos antigas, especialmente Indians,a marca preferida pelo ator.
Steve Mc Queen gostava de dispensar dublês e fazer ele mesmo as cenas perigosas, como o incrível vôo sobre a fronteira da Alemanha com a Suíça em Fugindo do Inferno, um dos seus melhores papéis em Hollywood.
Praticante regular do motocross, Steve Mc Queen participou, junto com os craques Malcolm Smith e Mert Lawill do lendário On Any Sunday, o primeiro filme documentário sobre motociclismo feito nos EUA, dirigido por Bruce Baron.
Steve competiu e foi garoto propaganda da primeira safra da Honda CR 250, nos idos de 1972. Sua atuação em favor do motociclismo ajudou a solidificar e divulgar o esporte não só nos EUA, mas em todo o mundo.
Steve Mc Queen morreu em 1980, aos 50 anos de idade, vítima de câncer, o que não deixa de ser uma ironia, pois Steve McQueen era o garoto propaganda preferido dos cigarros Camel.
Sua coleção de motocicletas foi leiloada em Las Vegas em 1984. Mais de cem motos foram vendidas, inclusive as detonadas por Steve em incontáveis tombos nas corridas de cross e deserto.
Aqui no Brasil temos alguns famosos amantes das duas rodas. Por exemplo, o apresentador e humorista José Eugênio Soares, o Jô Soares, é um ex-motociclista declarado, por causa de 2 acidentes sucessivos num trecho perto de sua casa de veraneio em Petrópolis, RJ.
Jô fratura um braço na 1ª queda. Daí ele voltou a andar antes do tempo, dizem que ainda usando gesso, e acabou caindo novamente, o que o deixou abalado a ponto de romper formalmente com o motociclismo.
Suas motos prediletas eram uma apropriada Harley Davidson modelo "Fat Boy" e uma resignada Yamaha DT 180.
De grande entusiasta do motociclismo, a partir dos acidentes, ou "twin tombos", Jô se tornou um crítico veemente das duas rodas, por puro casuísmo, diga-se de passagem...

Ainda na categoria dos globais, temos a bela Leilane Neubarth.
Repórter e apresentadora da Rede Globo de Televisão, Leilane tem um longo e estável relacionamento com o motociclismo. , especialmente o fora-de-estrada. Nos anos 1990, Leilane participou de algumas etapas do famoso rallie Paris Dakar na boleia de um caminhão Tatra utilizado por uma rquipe brasileira. A simpática jornalista carioca comprou sua primeira moto com o primeiro salário que recebeu na Rede Globo, em 1979 e desde então não parou mais de rodar em duas rodas.
Uma de suas motocicletas teria sido uma Yamaha XT 600, mesmo modelo utilizado pelo marido, Olívio Petit.
Outro motociclista famoso, aqui nas bandas do Centro Oeste, é nosso querido amigo o Dr. José Carlos Mendonça, famoso cirurgião Buco Maxilo Facil e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande.
Mendonça, como é conhecido no meio motociclístico pode ser visto desbravando os caminhos e trilhas de nosso estado no lombo de uma possante BMW R1200 GS Aventure acompanhado da esposa e de seu fiel escudeiro, Tom Miranda, associado da área de vendas da Raviera Motos, a concessionária BMW mais simpática do Brasil.

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