quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MOTO TURISMO – BRAZIL RIDERS

logo_cnibr
Uma boa parte das pessoas compra uma moto com o objetivo de viajar. Uma das maneiras de viajar é o que atualmente se conhece como moto turismo, mas afinal de contas o que é o moto turismo? Segundo o dicionário Houaiss eletrônico, a palavra turismo significa a ação ou efeito de viajar, basicamente com fins de entretenimento e eventualmente com outras finalidades (p.ex., culturais). Ou seja, o turismo é uma viagem com objetivo de lazer, o que é bem diferente de uma viagem de negócios. Sendo assim, se a gente colocar a palavra moto na frente de turismo a gente define que o moto turismo é um tipo de viagem, feita de moto, com finalidade de lazer.
A viagem de turismo está associada ao uso de avião, ônibus, trem, navio ou carro como meio de transporte só que quando a gente viaja de moto existe um componente a mais que é a aventura. Em primeiro lugar, de moto a gente está muito mais sujeito aos caprichos da meteorologia. Dentro de um carro, se chove ou faz frio, basta ligar o limpador de para brisa e o aquecimento. De moto tudo fica um poço mais complicado, pois é preciso usar uma roupa aquecida e impermeável. Viajar de moto é bem menos confortável do que de carro, ônibus, avião trem ou navio. Sendo assim, viajando de moto a gente é obrigado a parar mais vezes. E aí é que reside um dos aspectos mais interessantes desse tipo de meio de transporte.Fazer moto turismo na realidade é uma maneira bem peculiar de se conhecer lugares e pessoas interessantes. Às vezes a gente faz amizades que duram pra sempre.
Viajar de moto carece de uma boa dose de planejamento, coisa que eu já falei aqui antes. Entretanto eu nunca vou cansar de repetir que pra viajar de moto a gente não pode ter pressa. No moto turismo você deve aproveitar pra se divertir desde o momento da saída da garagem até a chegada ao destino pois a gente não fica sofrendo em check in de aeroporto ou se irritando com a bagunça no banco de trás do carro. De preferência não corra na estrada pois, alem de ser perigoso você não vai aproveitar a paisagem.
As viagens de moto podem ser curtas ou longas. Depende da vontade ou do bolso do moto turista. Agora, se alguém pensa que o tamanho da moto é importante se engana. Em minhas viagens conheci muito motociclista quer tava fazendo uma viagem curta em moto de 750 ou 1000 cilindradas e outros fazendo viagens longas em motos de 125 ou 200 cilindradas. Tamanho não é documento. O importante é que a moto esteja revisada em bom estado antes de se iniciar qualquer viagem. De qualquer maneira a tocada da viagem vai ser diferente pra uma moto grande e para uma pequena.
O fator mais importante no moto turismo é a vontade de viajar e o desprendimento. Numa moto o espaço é bem limitado para a bagagem. Uma vez eu li que a quantidade de bagagem que a gente leva reflete os medos que carregamos conosco. De moto a gente tem de ser bem frugal e contar como os imprevistos que fazem parte da aventura. A única coisa que a gente deve evitar levar com a gente numa viagem de moto é o medo. A começar pelo medo de fazer a viagem propriamente dita. E isso eu digo pra todos aqueles que sempre quiseram viajar de moto. Não deixe pra depois. Não pense que você é velho demais ou jovem demais. Tire uma habilitação, compre a moto e vá pra estrada. O pior momento é à hora da partida. Esse é um momento tenso. A gente se despede da família já sentido saudades da companheira e dos filhos. Mas depois da primeira meia hora tudo muda, o prazer da pilotagem e a sensação de liberdade apaguem o medo e o remorso. Se a gente viaja em grupo, isso acontece mais rapidamente.
As minhas primeiras viagens de moto foram junto com um grupo de motociclistas de um moto clube do qual eu fazia parte. Eu aprendi muita coisa com eles do tipo como se comportar na estrada ou o que fazer quando acontece um imprevisto. Viajar em grupo é muito diferente de viajar sozinho. No grupo você está mais seguro pois uns cuidam dos outros e de certa forma, o grupo se destaca na estrada e os motoristas são mais respeitosos. Mas se o grupo não for bem organizado e com uma liderança firme alguns problemas podem acontecer. Viajar em grupo pressupõe regras muito específicas e quanto maior for o grupo, a organização fica mais difícil. Por isso é que muita gente gosta de viajar sozinho ou no máximo com mais um companheiro apenas. É muito importante que você e o companheiro se entendam bem para a viagem ser realmente prazerosa. Assim você vai sempre poder contar com ele e vice versa em qualquer imprevisto.
Viajar sozinho é mais arriscado mas, por incrível que possa parecer, quando você viaja de moto, você nunca está sozinha de verdade. A solidariedade entre os motociclistas é muito grande. Talvez isso seja decorrente de uma necessidade que nós humanos temos de companhia para proteção mútua. O correto é sempre procurar ajudar que estiver em apuros pois nunca se sabe. Amanha pode ser a gente mesmo que esteja precisando de ajuda.
E a ajuda pode vir do Brazil Riders.
O Brazil Rider’s é uma confraria de motociclistas espelhados por todo o território nacional com o objetivo de dar apoio a todos os motociclistas em viagem. Vou contar aqui um pouco da história do Brazil Rider’s para que vocês possam entender melhor o espírito da coisa. Essa história eu tirei da página do próprio Brazil Riders.
Por volta de 1998, o João Gonçalves Filho, mais conhecido como Gau, em suas andanças pelo Norte do Brasil, recebeu apoio do motociclista Aires do Amaral, quando de sua passagem pelas péssimas estradas da Região Amazônica. A partir desse episódio, Gau sentiu necessidade de criar uma rede de apoio aos motociclistas viajantes, algo sem qualquer preconceito com relação a estilo ou tamanho da motocicleta e com poucas regras, afinal essas são detestadas pelos motociclistas, pois moto é um dos símbolos mais representativos da liberdade.


Além de apoio, Gau costuma dizer que “Não tente consertar o mundo com sua moto, seja apenas um canalha a menos...”, ou seja, nascia a concepção e filosofia do Brazil Rider’s como a conhecemos atualmente, focado no “motociclismo de viagem” através do objetivo principal: “possibilitar ajuda mútua aos motociclistas em viagem pelo Brasil e Exterior, através dos seus integrantes cadastrados no site”, porém, não necessariamente atrelado a isso para interagir interna e externamente.

Inicialmente, com apoio de motociclistas como Gentil Araújo, também Desenvolvedor Web, Jorge Alencastro e “Alemão”, adeptos de longas viagens, criou-se nome e logomarca. A idéia do nome Brazil Rider’s com “z” foi exatamente no sentido de que o “sonho ultrapassava fronteiras” e, no Exterior, Brasil é escrito com “z”.
Após esses passos iniciais, Gentil desenvolveu um Site com regras mínimas, permitindo o cadastramento de Integrantes, convidaram-se lideranças do motociclismo para ocupar o cargo de Master, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, confeccionaram-se “patches” e adesivos e a Irmandade modestamente começou a interagir.
Dificuldades surgiram, dentre as quais a própria falta de regras e a prioridade das lideranças com seus grupos de origem, permanecendo a Irmandade em ritmo lento até 2003, época em que contava com pouco mais de 200 integrantes, em sua maioria inativos. Apenas Gau, Jorge Alencastro, Alemão e Gentil se esforçavam para levar a idéia adiante.
Em 2004, no decorrer de um evento motociclístico em Florianópolis, para o qual se constituiu uma comissão organizadora, viu-se que essa idéia seria viável para alavancar o Brazil Rider’s, desde que permanecesse atuando por um maior período. Para compô-la, Gau convidou motociclistas do seu circulo de relacionamento local, dentre os quais alguns que haviam participado do evento de “floripa”, procurando deixar a critério individual o apoio possível, mesmo que esse apoio se restringisse a interagir e confraternizar, no sentido de motivar os demais, atingindo os objetivos num momento posterior.

Dessa forma, a Comissão Organizadora inicialmente constituída por: “Amorzinho”, Bernardes, Cicero, Danilo, Gau, Guto, Nei e Verani, com o passar do tempo sofreu alterações, alguns desistiram, outros surgiram e, à sua maneira, cada qual colaborou, permitindo os primeiros passos para o tão necessário impulso.
Nessa fase, foi desenvolvido um novo Site, permitindo maior interatividade e dando maior atenção aos Integrantes, bem como realizadas confraternizações locais objetivando que outros motociclistas tomassem conhecimento da proposta do Brazil Rider’s, além do seu lado virtual.
Num segundo momento foram indicados Master’s noutros Estados, promovidas novas confraternizações e implementadas melhorias no Site, quando, de fato, o Brazil Rider’s começou a ser conhecido de Norte a Sul do Brasil, principalmente em função do trabalho de suas Lideranças e centrado numa atuação constante do então Moderador do Site, mantendo-o atualizado e com respostas praticamente “on line”.
Atingido esse estágio, destituiu-se a Comissão Organizadora, a qual já começava a ser vista como uma espécie de “Diretoria”, fugindo dos objetivos propostos.
Decorridos 6 anos e 5 Convenções Nacionais (Juatuba-MG, Vila Velha-ES, Guarujá-SP, Campina Grande-PB e Foz do Iguaçu-PR), com nova estruturação de lideranças, especificamente de Conselheiros Estaduais e respectivos Master’s, o Brazil Rider’s transformou em realidade o sonho dos seus idealizadores, contando com mais de 4.000 integrantes entre ativos e inativos e prestando direto ou indireto a uma infinidade de motociclistas em viagem, bem como se confraternizando mutuamente, ações essas que repercutem além do Brasil, afinal o “z” do seu nome foi concebido para isso.
Pra melhor entendimento, o Brazil Rider’s não é moto clube ou moto grupo mas sim uma confraria de motociclistas como o objetivo de dar apoio a quaisquer motociclistas, brasileiros ou não que estejam em viagem pelo território nacional. O cadastramento no site é aberto a todos, independente de tamanho ou cilindrada da moto.  A assistência é voluntária, ou seja, nenhum integrante é obrigado a ajudar ninguém, mas o Rider’s pressupõe um espírito de solidariedade, sendo assim todos os que podem ajudar, ajudam e ninguém deve ficar chateado se algum Rider não o ajudou, ele deve ter tido os seus motivos.
O Brazil Rider’s é uma tremenda mão na roda no planejamento e execução de qualquer grande viagem pois é sempre bom contar com um apoio em locais longe de casa.
Para se associar, basta acessar a página do Brazil Rider’s que é

Nenhum comentário:

Postar um comentário