ÍCONE DOS ANOS 90, A NOVA YAMAHA XT 660Z TÉNÉRÉ OFERECE ROBUSTEZ, TECNOLOGIA DE PONTA E UM MOTOR JÁ CONSAGRADO
Fabricada no Polo Industrial de Manaus (AM), a trail de média cilindrada chega para completar a família Ténéré. O Brasil é o único país do mundo a ter os três modelos da linha aventureira de motocicletas Yamaha.
Ao longo dos anos, o nome Ténéré tem sido sinônimo de modelos robustos, que encaram qualquer tipo de desafio. Esta vocação aventureira está no DNA desta família desde o seu lançamento, no início da década de 1970 e vem passando por uma evolução constante que, inclusive, já ganhou nove títulos no Rally Dakar, a competição off-road mais difícil do mundo. O modelo se tornou uma referência no segmento off-road.
A nova XT 660Z Ténéré, lançada oficialmente no ultimo Salão duas rodas, é um dos modelos mais vendidos em toda a Europa e agora passa a ser fabricado também no País. A moto irá dividir a liderança do segmento trail com sua irmã XT 660R, ambas equipadas como o tradicional motor de um cilindro. Aliás, a XT 660R foi o primeiro modelo nacional com sistema de injeção eletrônica de combustível, garantindo maior economia e desempenho ao modelo trail.
O motor de quatro tempos de 660 cc está equipado com refrigeração líquida, injeção eletrônica de combustível e câmbio de cinco velocidades. O propulsor foi otimizado para oferecer mais torque em baixas e médias rotações. Dessa forma, a nova 660 Ténéré oferece grande força para várias situações, seja na condução urbana ou em deslocamentos por estradas de terra.
Com uma taxa de compressão de 10:1, altamente eficaz e com um diâmetro e curso de 100 mm x 84 mm. O propulsor é capaz de gerar 48 cv de potência máxima a 6000 rpm e torque máximo de 5,95 kgf.m a 5.500 rpm. O cabeçote da XT 660Z traz quatro válvulas e o cilindro tem revestimento de cerâmica com pistão forjado. Estes itens foram herdados dos modelos de competição da Yamaha YZF-R1 (superesportiva) e YZ 450F (motocross).
A Ténéré XT 660Z usa um chassi de duplo berço adequado para longas viagens em qualquer tipo de piso. A estrutura tubular do quadro foi projetada para oferecer equilíbrio ideal ao piloto, resistência e rigidez contra torções.
O conforto para o piloto e garupa é proporcionado por garfos telescópicos tradicionais, que oferecem 210 mm de curso na roda dianteira. A suspensão traseira conta com braço oscilante fabricado em alumínio e suspensão monocross, com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições.
A nova Ténéré está equipado com dois discos de 298 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão. E na traseira, disco simples de 245 mm de diâmetro.
O bloco óptico é de um design diferente e pode provocar criticas entre os motociclistas mais tradicionais – com dois multirefletores e lente em policarbonato que abriga duas parábolas com lâmpadas halógenas H7 de 55 Watts. Segundo a Yamaha, além de projetar um potente feixe de luz adequado, este conjunto também oferece uma melhor penetração aerodinâmica.
A moto está equipada com um grande tanque de combustível de capacidade (23 litros) – a mesma quantidade que abastece a XT 1200Z Super Ténéré e fica sob o banco do motociclista.
Os acessórios oferecidos pela fábrica são:
Placa Protetora do Motor -
Protetor de mão -
Refletor de Mão -
Protetor do farol
Kit caixa lateral direita/esquerda - 30 Litros -
Kit fixador lateral - Caixa superior
Mala interna da caixa lateral
Cavalete Central -
Por enquanto a moto só está disponível na cor azul. O preço público sugerido é R$30.500 sem frete. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
(fonte: Press Release Yamaha)
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